Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / Radar Nacional de Transparência Pública

Radar Nacional de Transparência Pública

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma plataforma online que tem como objetivo promover a divulgação dos índices de transparência ativa dos órgãos públicos em todo o país. Esses índices são apurados por meio de um levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.

Além disso, o Radar também disponibiliza os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, como a divulgação de informações sobre receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, entre outros. Essa divulgação de critérios auxilia na compreensão da qualidade e abrangência das informações disponibilizadas por cada órgão.

Uma característica importante do Radar Nacional de Transparência Pública é que ele serve como um portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que participaram do levantamento. Isso facilita a pesquisa e o acesso direto aos dados pelos interessados, permitindo que eles acessem as informações diretamente na fonte.

É relevante ressaltar que, devido à falta de parâmetros nacionais uniformes para os portais de transparência, o Radar não realiza a consolidação dos dados e informações públicas. No entanto, funciona como um atalho que possibilita um acesso facilitado às informações disponibilizadas por cada órgão, proporcionando maior transparência e facilidade de pesquisa para os cidadãos.

É nosso objetivo incentivar a transparência e a prestação de contas por parte dos órgãos públicos, promovendo a participação cidadã e o acesso à informação de forma clara e acessível.